A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura
arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de
escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e
movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além
de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das
outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial
brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os
instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a
musicalidade é considerado incompleto.
História
A história da capoeira provavelmente começa com o início da
escravidão africana no Brasil. A partir do século XVI, Portugal começou a
enviar escravos para as suas colônias, provenientes primariamente da África
Ocidental. O Brasil, com seu vasto território, foi o maior receptor da migração
de escravos, com quase quarenta por cento de todos os escravos enviados através
do Oceano Atlântico. Os povos mais frequentemente vendidos no Brasil faziam
parte dos grupos sudanês (composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé),
guineo-sudanês, dos povos Malesi e Hausa e do grupo banto (incluindo os kongos,
os Kimbundos e os Kasanjes), provenientes dos territórios localizados
atualmente em Angola, Congo e Moçambique.
A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os
estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido
entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros
registros confiáveis com descrições sobre sua prática.
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Elementos Técnicos:
Movimentação
Consiste na ginga (movimento em 3 passos) e no rolê (giro com proteção dos braços)
Ataque
Dividi-se em 3 grupos:
- golpes com as pernas: rasteira, açoite, martelo, benção, armada, queixada
- golpes com braços e cabeça: cabeçada, telefone etc
- projeções: tesoura, rodão
Defesa
movimentos de esquiva, com suas variações. Entre elas: esquiva lateral, cocorinha, caranguejo
Floreios
consiste em movimentos mais complexos, de maior técnica, como cambalhotas e mortais, normalmente são usados em espetáculos, pois na luta são menos práticos. Podemos citar o aú, beija-flor, ponte macaquinho e a bananeira.
Progressão Pedagógica da Capoeira
Ginga
A ginga é a movimentação básica da Capoeira, é de onde se originam todos os movimentos da luta. É facilmente aprendida com uma progressão pedagógica, desenha-se um triangulo no chão, e os devem estar paralelos na base do triangulo, a movimentação se da ao ritmo do Berimbau levando um dos pés para trás no sentido da ponta do triângulo, não esquecendo que a posição dos braços é feita sempre ao contrário da perna que se leva para trás e mantendo sempre à frente, fletidos na altura do queixo.
Cocorinha
É um método de defesa onde os praticantes da capoeira se agacham evitando golpes efetuados em curta distância. O movimento correto é feito com o individuo agachado, uma das mãos acima do rosto e a outra apoiada no chão, sem tirar os olhos do oponente para saber de onde virá o golpe.
Esquiva Lateral
Movimento defesa em que o individuo flexiona uma das pernas e estende a outra para o lado inclinando o corpo no mesmo sentido da mão de apoio. Neste tipo de defesa uma das mãos também deve estar na altura do rosto como forma de proteção do golpe.
Tecnicas Ataque
Martelo: Golpe desferido em três momentos: inicia-se com uma das pernas encolhida lateralmente; o pé pode bater com a ponta, o peito ou a chapa, na frente. O retorno se dá da mesma forma que o início .
Bençao: Golpe desferido frontalmente, batendo o calcanhar no oponente, com um dos pés.
Meia lua (frente): Ao fazer este movimento o capoeira descreve uma meia-lua com uma perna estirada, arremessada com o pé passando à altura do adversário e completando um semicírculo, para então voltar com o pé ao ponto inicial, retornando à ginga
Meia lua (compasso): Golpe desferido com duas mãos no chão, batendo o calcanhar do pé que se encontra atrás, com a perna esticada. Isso é feito colocando-se a mão direita no chão, atrás do calcanhar esquerdo e vice-versa. É da torção do tronco que sairá a potência do golpe.
Armanda: O capoeira executa um giro de todo o corpo, aparentemente dando as costas ao adversário, posicionando-se sobre a perna que se encontra à frente, arremessando a outra perna, em um movimento que completa o giro do corpo, tendo como objetivo a cabeça do oponente.
Queixada: Golpe onde o individuo cruza uma perna por trás da outra, e fica de lado para o seu adversário levantando a perna que está na frente formando um semicírculo no ar e retorna à posição inicial.
Floreios
Aú: Conhecido popularmente como estrelinha, faz-se de um lado para outro e se erguem as pernas apoiando as mãos no chão ficando de ponta cabeça com as pernas afastadas e em seguida cai com uma perna de apoio no chão e sucessivamente a outra formando um semicírculo no ar.
Beija flor: Movimento em que o capoeirista apoia uma das mãos no chão e eleva as duas pernas lateralmente, chutando em direção a mão de apoio e ao adversário.
Ponte: Posição onde as mãos e os pés ficam apoiados no solo em decúbito dorsal sem apoiar as costas no chão. Como forma de aprendizado um aluno se posiciona agachado e outro deita de costas sobre o colega, levando as mãos ao chão. Quando o colega se sentir confiante o individuo que estava fazendo o apoio pode sair para que o colega se mantenha sozinho em posição de ponte.
Bananinha: Posição em que o capoeirista fica de cabeça para baixo e com o corpo apoiado pelas mãos e as pernas para cima.
Progressão Pedagógica
CHO: o aluno coloca a mão predominante no chão.
CO: coloca a outra mão.
LA: deslocam as pernas de direção. exemplo: da esquerda para a direita.
TE: final do movimento, o aluno fica em pé.
Após isso, os alunos aprenderão os 4 tempos do Maculele com uma musiquinha do café com pão.
CA-FÉ: 2 palmas.
COM-PÃO: 2 palmas.
depois pode-se bater, nestes 4 tempos, em diversos lugares; por exemplo, na coxa, no ombro, no chão...
Rodas de Capoeira
A Roda de Capoeira foi inscrita no Livro das Formas de Expressão em 2008. A Roda é um elemento estruturante da capoeira - espaço e tempo onde se expressam, simultaneamente, o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais dessa herança africana, recriados no Brasil.
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