quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Karate


O Karaté é uma arte marcial japonesa (Budō) que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob influência do chuan fa chinês e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta).
Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

A influência do chuan fa foi maior num primeiro estágio e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da Chinameridional.[1] A influência das disciplinas de combate familiares do Japão, ou koryu, é notada no desenvolvimento de movimentos diretos e simples, abandonando aquilo que não seria útil.
Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde ou qual estilo/escola se aprende.

O estádio da modalidade na transição entre os séculos XX e XXI tem dado ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbia para participação de competições de esporte de combate, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios rigorosos, que visam desenvolver a resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolos ou gelo. De um modo simples, há duas correntes maiores, uma tendente a preservar os caracteres marcial e filosófico do caratê e outra, que pretende firmar os aspectos esportivo e lúdico.



OS 20 ENSINAMENTOS “FUNAKOSHI”
01- O KARATÊ INICIA-SE E TERMINA COM SAUDAÇÕES;
02- NO KARATÊ NÃO EXISTEM GOLPES DE AGRESSÃO;
03- O KARATÊ APOIA O CAMINHO DA RAZÃO;
04- CONHEÇA-SE A SI PRÓPRIO ANTES DE JULGAR OS OUTROS;
05- A PRINCÍPIO LAPIDAR O ESPÍRITO, DEPOIS A TÉCNICA;
06- EVITAR O DESCONTROLE DO EQUILÍBRIO MENTAL;
07- A FALTA SURGE COM A ACOMODAÇÃO MENTAL E FÍSICA;
08- O KARATÊ NÂO SE LIMITA APENAS A ACADEMIA;
09- A ESSÊNCIA DO KARATÊ SE DESCOBRE NO DECORRER DA VIDA;
10- DARÁ FRUTOS QUANDO ASSOCIADO À VIDA COTIDIANA;
11- O KARATÊ É IGUAL A ÁGUA QUENTE: SE NÃO RECEBER O CALOR CONSTANTEMENTE, ELA ESFRIA;
12- NÃO PENSE EM VENCER, MAS NÃO PENSE EM DERROTA;
13- MUDE SUA POSIÇÃO CONFORME O TIPO DO ADVERSÁRIO;
14- A LUTA DEPENDE DO MANEJO DA TEORIA DE IN (NEGATIVO) E YOU (POSITIVO);
15- IMAGINE QUE SEUS MEMBROS SÃO ESPADAS;
16- PARA O HOMEM QUE SAI DO PORTÃO, EXISTEM MILHÕES DE ADVERSÁRIOS;
17- NO PRINCÍPIO, SEUS MOVIMENTOS SÃO ARTIFICIAIS, MAS COM A EVOLUÇÃO, TORNAM-SE NATURAIS;
18- A PRÁTICA DE FUNDAMENTOS DEVE SER CORRETA, ENQUANTO, EM USO TORNA-SE DIFERENTE;
19- DOMÍNIO DO SEU CORPO NA COORDENAÇÃO, NA FORÇA, NA VELOCIDADE E ELASTICIDADE;
20- ESTUDAR, CRIAR E APERFEIÇOAR-SE CONSTANTEMENTE.
Fonte: http://www.fktb.com.br/filosofia.asp

Faixas
O Karate como as varias modalidades de lutas, é classificada por faixas. As faixas simbolizam onde o atleta se encontra dentro da sua modalidade. Alguns sistemas, recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
SHODAN - significando que se havia adquirido o status de principiante;
TIUDAN - significava a botenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
JODAN - a graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais)
Se o indiíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o MENKIO, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei. Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.

No Karatê, as faixas e cores são as seguintes:

Faixa branca
Iniciante
Faixa amarela
6º Kyu
Faixa vermelha
5º Kyu
Faixa laranja
4º Kyu
Faixa verde
3º Kyu
Faixa roxa
2º Kyu
Faixa marrom
1º Kyu
Faixa preta
1º Dan
Técnicas de ATAQUE:

Técnicas de DEFESA

Ténicas de CHUTES
Aulas Referente aos Golpes

Ataque
ZUKI (soco/ braço e mesma perna)
 
 
GYAKU-ZUKI (soco/braço contrário á perna)
 
  
 
 
Defesa:
AGE-UKE (Alta ou Timbalada)
 
 
 
UCHI-UKE (Média ou Espada)
 
 
GEDAN BARAI (Baixa ou Telefone)


Base
ZENKUTSU-DADI (Frontal ou Astronauta)


Elementos técnicos do karate:

1- Kihon
 Representa os fundamentos básicos de ataque, defesa e a base de apoio dos pés

*ATAQUE: consiste nos socos (zuki) e chutes (o chute frontal é chamado de mae geri)

*DEFESA: pode ser classificada quanto à altura do braço:
alta: jodan
média: chudan
baixa: guedan
aqui tratamos de um tipo de defesa alta (age uke) e baixa (gedan barai)

*BASE: posição de apoio dos pés durante a execução. A base frontal é chamado de zenkutsu dachi

2- Kata
O Kata representa a forma, ou seja, uma luta imaginária na qual serão executados os movimentos com grande perfeição. Pode ser classificado quanto ao número de indivíduos na equipe:

Outra classificação se refere à existência ou não de outros atletas que figuram como oponentes na luta, também com os movimentos ensaiados.

3- Kumite
É a luta em si, em que os movimentos não são ensaiados, e o objetivo é conseguir a maior pontuação







AULA KARATE

1- Alongamento dos principais músculos para a realização da prática.

2- Brincadeira do toque

Todos caminham aleatoriamente pela sala, ao sinal do professor os alunos se reúnem em duplas. O objetivo da brincadeira é tocar no colega na parte do corpo que o professor designar. Exemplos: ombros, barriga, joelho. Os alunos podem praticar movimentos de investida e esquiva lateral apenas, não podem recuar nem fugir. A brincadeira se repete algumas vezes dando aos alunos a oportunidade de praticar os movimentos.
Essa atividade trabalha o tempo de reação e dá ao aluno a primeira sensação da prática do Karate.


3- Treino do Kihon

Aqui começa a se desenvolver as técnicas mais específicas do esporte. A turma se reúne em um círculo. O primeiro kihon será o aprendizado do soco frontal (zuki) na altura do rosto, a mão contrária ficará próxima à cintura em posição de supinação. O professor orienta e pede para que sejam executadas algumas repetições. Em seguida vem o chute frontal (mae geri). De início o aluno tem a opção de se segurar no ombro do colega ao lado para dar equilíbrio. Nas útimas repetições o movimento é feito sem ajuda.
A terceira parte da atividade consiste em combinar os movimentos de chute e soco aprendidos. O professor pode criar algumas sequências simples, por exemplo: soco, chute, soco, chute (primeiro do lado direito e depois esquerdo).


4- Competição pedra, papel, tesoura

Divididos em meninos e meninas, as 2 equipes se posicionam cada em um lado da sala. O grupo deve combinar de escolher apenas um movimento, dentre os 3: soco frontal, chute frontal, defesa alta. Após alguns segundos o professor dará o sinal. Todos daquela equipe devem executar o movimento combinado ao mesmo tempo. O objetivo é ganhar do adversário, se a escolha do golpe tiver vantagem sobre a escolha do outro time, obedecendo ao seguinte:

- soco frontal ganha de chute frontal
- chute frontal ganha de defesa alta
- defesa alta ganha de soco frontal

O professor irá falar a equipe ganhadora e lhe dará 1 ponto. A brincadeira se repete algumas vezes.


5- Deslocamento pelas linhas

Os alunos devem se deslocar lateralmente com o arrastar de pés pelas linhas divisórias dos quadrados do tatame. A atividade pode ter algumas variações, como aumento da velocidade, ou foco na técnica, com mais ênfase no arrastar de pernas, uma de cada vez.


6- Golpes dinâmicos

O objetivo é repetir os movimentos de kihon de forma mais dinâmica, acrescentando os deslocamentos para frente e a base paralela. Há várias versões para o mesmo exercício:

a) passada
dar uma grande passada para frente e deslizar a perna de trás até que as duas estejam paralelas em base paralela, repetir para frente e para trás algumas vezes

b) soco frontal
repetir o item "a" acrescentando o soco frontal (zuki)

c) troca de base
executar o movimento de "tesoura", cruzando as pernas de frente para trás rapidamente

d) defesa alta
acrescentar a defesa alta ao exercício "c"

e) chute frontal
executar o mae geri, trocando de base constantemente


7- Contragolpe
Primeiro contato dos alunos com os contragolpes. Eles se reúnem em duplas e irão executar os movimentos conforme ditos pelo professor. Um será encarregado de fazer a defesa e contra-atacar com um soco cruzado. Lembrando que a defesa pode ser alta, média ou baixa, portanto o professor pode pedir para que experimentem as diferentes alturas. Um exemplo simples de aplicação é usar o soco frontal alto, para que seja usada a defesa alta e o contra-ataque com o soco cruzado.


8- Base dinâmica
Usando a base frontal, saltitar para frente e trás rapidamente para similar uma situação de luta. Em seguida, os alunos irão treinar uma base mais baixa, realizando um soco cruzado junto de um afundo.É possível acrescentar situações como no exercício 6, com passadas, deslocamentos e trocas de base.
O professor também pode pedir para que realizem o exercício em duplas, aplicando as técnicas de defesa e ataque vistas na aula




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