Lutadores profissionais, como os do MMA, lutam contra a balança sempre que chega o dia do combate. Um dia antes da luta os organizadores fazem a pesagem dos atletas para verificação do peso máximo permitido à categoria ao qual o lutador pertence e eles sempre estão dentro do peso permitido, o que faz muita gente perguntar como os lutadores conseguem perder peso tão rapidamente, mesmo com tanta massa muscular.
A EXIGÊNCIA DO PESO MÁXIMO POR CATEGORIA
Os lutadores de MMA são classificados em categorias de pesos (assim como o boxe, hoje relegado a segundo plano) e são rigorosamente aferidos no dia anterior ao combate em um evento público. As categorias são:
Mosca – entre 52,1 kg e 56,6 kg;
Galo – entre 56,7 e 61,2 kg;
Pena – entre 61,3 kg e 65,7 kg;
Leve – entre 65,8 kg e 70,3 kg;
Meio-médio – entre 70,4 kg e 77,1 kg;
Médio – entre 77,2 kg e 83,9 kg;
Meio pesado – entre 83,9 kg e 92,9 kg;
Pesado – entre 93 kg e 120,2 kg.
Contudo, a rotina de treinamentos e reposição muscular feita através de alimentação e suplementação vitamínica faz com que os lutadores adquiram pelo menos 10 quilos a mais acima da categoria em que eles lutam e disputam seus cinturões. Por isso mesmo, entre sete e dez dias antes da pesagem oficial os lutadores começam uma rotina quase abnegada para perder esses mesmos 10 quilos. E eles conseguem!
A PERDA DE PESO DOS LUTADORES EM POUCOS DIAS
Por mais que pareça propaganda de algum produto milagroso de emagrecimentos, os lutadores conseguem perder peso graças a uma sucessão de fatores e atitudes que só profissionais de MMA e demais lutadores podem se dar ao luxo e ter e seguir.
A rotina dura de treinamentos diários tornam os lutadores verdadeiras máquinas de queimar calorias. Sua massa muscular extremamente desenvolvida favorece o rápido metabolismo de quaisquer elementos engordativos que ousem entrar naqueles corpos.
Dietas rigorosíssimas dez dias antes da pesagem, hipocalóricas ao extremo para um lutador de alto desempenho. Geralmente são três refeições com porções minúsculas de carboidratos, proteína e quase nada de gordura, aliados a treinos aeróbicos e técnicos.
Por último, total desidratação um dia antes da pesagem. Isso mesmo: nada, absolutamente nada de líquido é ingerido. Pior: o que resta de líquido no corpo e sumariamente retirado em sessões de sauna e imersões em banheiras quentes.
É evidente que tamanhas privações causem alguns efeitos indesejados, como aumento do estresse e perda momentânea da imunidade, além de acessos de mau humor, febres e doenças inflamatórias. Por isso todo o processo é acompanhado de perto por nutricionistas e fisiologistas, já que as perdas não são recuperadas de um dia para outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário